Psicologia social comunitaria
Este é um livro que aborda a evolução da psicologia social comunitária, o trabalho feito para o desenvolvolvimento em comunidade e a conceituação dos filósofos à psicologia social comunitária. A autora explora a opinião de vários especialistas na área, proporcionando ao leitor informações ricas e detalhadas sobre os trabalhos feitos junto às comunidades. A psicologia social comunitária enfatiza o estudo dos grupos nas comunidades e instituições sociais. De acordo com Montero(2000),o surgimento da psicologia comunitária ocorreu mediante a insatisfação com o modelo de psicologia social que não atendia as problemáticas por meio de ações efetivas. Os psicólogos na comunidade destacam o interesse pelas questões sociais, contextualizando com cada realidade, tais como creches, escolas, postos de saúde ou grupos comunitários, lugares que fazem parte do cotidiano da população. O que podemos identificar então é que a psicologia social e a psicologia comunitária estão interligadas, complementando uma à outra, onde a psicologia social entra com a base teórica e a psicologia comunitária com a intervenção nas comunidades. A intervenção visa promover uma mudança no individuo, tornando-o independente para fazer suas escolhas junto à sua comunidade, para o bem social.
A grande problemática que se pode identificar é a questão de como levar o conhecimento a essas pessoas, tendo em vista que muitas não tiveram oportunidade de frequentar a escola, e culturalmente são bem resistentes à inserção de novas ideias.
Portanto a metodologia utilizada é aquela em que o pesquisador chega mais próximo à realidade vivida pelas pessoas, chegando até a interagir com as mesmas buscando visualizar as maiores carências e dificuldades no que se refere principalmente à condições básicas de sobrevivência digna à um ser humano, fazendo com que a comunidade tome