Psicologia Social Comunitária
Uma comunidade é um conjunto de pessoas unificadas em torno de um projeto ou objetivo em comum, unificadas em torno de algo coletivo, com a presença de conflitos. Uma vez na comunidade, quando eu tomo pra mim a necessidade do outro, eu me insiro nessa causa também, na medida que satisfaço o outro, irei me satisfazer. Um exemplo de comunidade sao estudantes que vivem no mesmo dormitório formam uma comunidade, assim como as pessoas que vivem na mesma aldeia cidade ou no mesmo bairro, estão todos unificadas em torno de algo coletivo.
A autora Bauder Sawaia, vê a comunidade como algo em comum que unifica as pessoas, e nessas comunidades, as pessoas com prejuízo cultural tem necessidade de se unir para conseguir ter condições mínimas de existência. Como resumo, podemos dizer que “ser uma comunidade é ter algo em comum que unifique as pessoas, pode ser um projeto, ou um objetivo em comum. Para saber se há uma comunidade, é preciso se aproximar dos sujeitos singulares, para que possa ser entendido o coletivo”.
Em uma comunidade, o psicólogo deve ser o elemento que ira auxiliar os membros a fortalecer os laços, tem como objetivo mostrar que todos devem ter voz nesse contexto. Ao viver em comunidades, as pessoas devem manter a possibilidade de ter a sua singularidade mantida, porem necessitam dos outros para que atinjam a sua realização plena. As relações entre os sujeitos em uma comunidade, devem ser igualitárias, ou seja, direitos e deveres iguais.
Quando se fala em comunidade, e psicólogo inserido em uma