Psicologia scolar
Cursos e Especialidades no meio social: Curso Extensão Operador Sinase, outras capacitações em atendimento social, família, trabalho com grupos, etc.
1- Porque optou pela área social?
Apesar de não ter sido uma escolha direta, identifiquei-me muito com o trabalho. Tem sido uma oportunidade de ampliação de visões técnico-pessoais e de quebra de paradigmas, além do resgate da dimensão ética e de atuação pró desenvolvimento da cidadania.
2- Na sua opinião, é importante o trabalho do psicólogo social?
É muito importante! Temos a oportunidade de atuar no resgate de auto-estima, na conscientização das pessoas como protagonistas de sua história, como seres que podem transformar sua realidade individual e social. Isto posto, através da atuação profissional, o psicólogo contribui, na medida do possível, para a construção/transformação das realidades sociais.
3- Como relaciona seus valores, princípios com seu trabalho?
Felizmente, não tenho conflitos neste sentido. Quando cheguei ao trabalho social, tive que ampliar minha visão sobre os fenômenos sociais e constantemente é necessário lutar contra pré-conceitos. Os principais valores e princípios que são aplicados no dia-a-dia de minha atuação são: princípios éticos de certo e errado (no que se refere ao respeito pela individualidade e pelos direitos coletivos) e crença na capacidade de mudança constante do ser humano, focando suas potencialidades e talentos, para além do problema que se coloca como objeto de intervenção e estudo.
Em relação ao seu trabalho 4- Você utiliza algum tipo de intervenção ou projetos?
A principal normativa que rege meu trabalho é o SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), lei 12.594, de 18/01/2012. A partir de uma visão do adolescente como ser em desenvolvimento, altamente implicado em um ambiente sócio histórico familiar, elabora-se um PIA (Plano Individual de Atendimento), através do qual são