Fichamento
VIGIAR E PUNIR
TRÊS LAGOAS
2013
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS – AEMS
VIGIAR E PUNIR
JULIANO CESAR SILVA VIEIRA
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa, ministrada pela Docente, Sara Asseis de Brito, no 1ª Ano, do Curso de Direito.
TRÊS LAGOAS
2013
1. FOUCAULT, Michel, Vigiar e Punir Nascimento da prisão, Trad. Raquel Ramalhete, ed. Vozes, 1997.
O livro inicia com alguns relatos de condenações e o processo de “julgamento”, para o crime do real. Sendo uma execução macabra sem direito a defensoria do real.
“Finalmente foi esquartejado. Essa última operação foi muito longa, porque os cavalos utilizados não estavam efeitos á tração; de modo, em vez de quatro, foi preciso colocar seis; e como isso não bastasse, foi necessário, para desmembrar as coxas do infeliz, cotar-lhe os nervos e retalhar lhe as juntas...”.
O narrador e próprio personagem descreve a ida do mesmo ao enterro de sua mãe em um Asilo de velhos em Morengo. Onde e criticado pelos amigos de asilo de sua mãe por sua atitude de pouco sentimentos com a mesma. “...Foi nesse momento que reparei que estavam todos em frente de mim, balançando as cabeças, em volta do porteiro. Por instantes tive a impressão de que estavam ali para me julgar” (p17).
Ao decorrer do livro, o Sr. Meursault descreve o encontro com sua futura namorada um dia após o enterro de sua mãe. “...Encontrei na água a Maria Cardona, uma antiga datilógrafa do escritório, que eu desejara em tempos”(p28).
A monotonia de sua vida diária e em seu trabalho. “...Pensei que passara mais um domingo, que a mãe já fora a enterrar, que ia regressar ao meu trabalho e que, no fim de contas, continuava tudo na mesma.”(p36)
E a vida de