148625358

1488 palavras 6 páginas
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
Professor EAD: GLAUCE SOARES CASIMIRO
Tema: Tema 1: Dificuldades Escolares
Conteúdo:  Quais são as diferenças entre distúrbios de aprendizagem e dificuldades scolares.
 O que é aprendizagem e como ela acontece, sob a visão de autores importantes.
 A teoria ecológica de desenvolvimento e quais suas contribuições para o entendimento das dificuldades de aprendizagem.
Tema 1Dificuldades Escolares
Este tema deve possibilitar que você analise:
Os autores Patto (1997); Machado e Souza (1997a); Weiss (1992); Falcion
(2000) utilizam o termo “fracasso escolar” para explicar o fenômeno da incapacidade crônica da escola de garantir o direito à educação escolar, o acesso aos benefícios da escolarização e a permanência dos jovens brasileiros na escola, pelo menos até o fim do Ensino Fundamental.
Fazem uma análise do contexto social e de sua hegemonia, por meio da escola enquanto reprodutora da classe dominante, excluindo o aluno de sua própria realidade, transformando as desigualdades sociais em dificuldades escolares.
Na maioria das escolas, o fracasso escolar, além de ser traduzido como
“repetência e evasão (exclusão),” costuma aparecer, explícita ou implicitamente, sob a denominação de dificuldades ou problemas escolares.
Fonseca (1981); Moreira e Masini (1982); Pain (1982); Major e Walsh (1990) preferem o uso da nomenclatura “dificuldades ou problemas de aprendizagem” ou “insucesso escolar”, referindo-se às desordens que ocorrem como o sujeito que aprende, sem deixar de apontar as condições ambientais, sendo estas consideradas as possibilidades reais que o meio oferece (qualidade, quantidade, frequência e abundância de estímulos).
Contudo, o enfoque é no sujeito, sendo o problema de aprendizagem um sintoma que expressa a descompensação do indivíduo, numa articulação mórbida, ou como decorrência de ações normativas e ideológicas às quais o sujeito está exposto. Porém, pensamos que as

Relacionados