psicologia retificado
1. Introdução
As definições do conceito Psicologia têm variado no tempo e de acordo com as características de seus autores. Problemas surgidos no âmbito da Filosofia ou da ciência reflectem-se em várias dessas definições. Por exemplo, é muito conhecida a definição da Psicologia como o estudo da mente. A Psicologia seria a ciência da vida mental, o que quer que venha a ser vida mental. www.scielo.br.
Nesta ordem de ideia, passamos apresentar o trabalho que aborda os seguintes tópicos: teoria Behavorista, importância da teoria Behavorista para o Ensino Básico, vantagens da teoria Behavorista no Ensino Básico, desvantagens/limitações da teoria Behavorista, teoria Inatista, importância da teoria Inatista para o Ensino Básico, vantagens da teoria Inatista no Ensino Básico, desvantagens/limitações da teoria Inatista, diferenças entre teoria Behavorista e teoria Inatista, semelhança entre teoria Behavorista e teoria Inatista, conclusão, bibliografia e contem ainda:
2. Objectivos
2.1. Geral
Compreender as teorias de aprendizagens Behavoristas e Inatistas.
2.2. Específicos
Identificar as teorias de aprendizagens Behavoristas, Inatistas, importância, vantagens e desvantagens, diferença, semelhanças;
Descrever as teorias de aprendizagens Behavoristas, Inatistas, importância, vantagens e desvantagens, diferença, semelhanças.
3. Metodologia de trabalho
Para a realização de trabalho recorreu se a consulta bibliográfica: Psicologia de Desenvolvimento e Aprendizagem. Ensino à Distância e internet.
II. Parte
1. Teorias de aprendizagens: Behavorista
1.1. Condicionamento
A palavra Behavorismo vem do inglês behaviour, que significa conduta, comportamento em língua portuguesa (William e Raitt, 1996). O Behavorismo procura explicar a formação do comportamento com base na influência de determinadas condições.
Segundo a teoria do Behavorismo determinadas condições, determinados estímulos do meio ambiente podem produzir determinados comportamentos. Deste modo, o Behavorismo