Psicologia, Organizações E Trabalho No Brasil.
A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho. Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto. Para isso, o psicólogo organizacional atua de diversas maneiras, das quais algumas serão citadas abaixo.
O trabalho é o ponto forte. “O trabalho ocupa a vida inteira de algumas pessoas” (ARTMED, 2004)
Esta área está dividida em alguns domínios sendo o primeiro o do trabalho. Vemos que toda a vida educacional é de alguma forma, uma preocupação para se inserir no mundo do trabalho. Depois, as pessoas passam a vida trabalhando para, no final, se desligarem do trabalho e ter de reconstruir a vida afastada desse trabalho formal. O trabalho cumpre muitas funções na vida das pessoas. Ele é o meio de sobrevivência, meio de realizações, meio de adoecimento e de construção de identidade.
O segundo domínio é a preocupação com a organização. Que unidade social é essa? Como ela se estrutura para dar conta de missões de trabalho de produzir e gerar coisas que a sociedade necessita? Assim nós teríamos o trabalho em si, e as organizações como uma unidade genérica em que as pessoas trabalham dentro das organizações.
O terceiro domínio é o problema de gestão das pessoas. As praticas, as políticas e as estratégias (de como lidar com as pessoas em contexto organizacionais).
Se preocupar com o trabalho leva os psicólogos a se preocuparem com assuntos de escolhas profissionais, carreiras e decisões relacionadas ao trabalho. A educação para o trabalho, formação para o trabalho e etc. Esse é um campo envolvido especialmente com saúde do trabalhador.
O quinto domínio é compreender que essas organizações são muito diferentes, e que cada forma de se organizar terá impacto sobre o individuo e seus