Psicologia Organizacional 1
2015
Trabalho de Psicologia Organizacional
1) Pessoas: Exemplos de dinamismo e mudanças que existem.
R: As mudanças estão constantemente influenciando direta e indiretamente nossa vida pessoal e profissional também. Para sobreviver neste sistema que está em movimento constante é necessário ser dinâmico e estar aberto às mudanças com a intenção de se adaptar a elas. Falando especificamente da área profissional podemos citar como exemplo de mudança, a necessidade que cada indivíduo tem de renovar seus conhecimentos constantemente em diversas áreas como, por exemplo:
1- Tecnológica: se não existir um aprimoramento continuo, e a busca constante de conhecimento e prática, não se consegue acompanhar a tecnologia, e assim não corresponde às necessidades do mercado de trabalho.
2-Econômica: a economia é outro fator que está sempre em movimento e se o indivíduo não se mantiver informado e atualizado, não suprirá as necessidades da organização.
3-Realocação de cargo ou setor: Em algumas ocasiões é necessária a mudança do funcionário de setor, cargo ou até mesmo geográfica na mesma empresa. Quando isso acontece é extremamente importante que ele seja dinâmico e pronto a se adaptar no novo local de trabalho.
O mesmo ocorre com as organizações, devem estar sempre abertas e aptas a mudar, pois se isso não acontecer certamente não subsistirá, pois assim como o ambiente está em constante mudança, as pessoas, da mesma forma também estão. Sendo assim se a empresa não tiver visão, não conseguirá fazer as mudanças necessárias para seu crescimento.
2) Estrutura: As estruturas são complexas e passiveis de problemas de relacionamento. Por quê?
R: A estrutura é o que define os cargos e funções em uma organização. É através da estrutura que pode-se visualizar os níveis hierárquicos. Quando se envolve muitas pessoas, é comum que alguém fique descontente com algo; seja com alguma decisão tomada por um superior ou até mesmo