psicologia nuclear
Claudia Regina de Castro Teixeira
ARARAQUARA
2012
1 INTRODUÇÃO
A definição do conceito orientação vocacional ou profissional é usado nesta pesquisa para determinar o auxílio prestado a pessoas na escolha de uma profissão. De acordo com Santos et. al (2009), a intervenção psicológica na área da orientação vocacional e profissional, volta-se principalmente para a solução de problemas que os indivíduos têm em relação ao seu futuro profissional.
No “Novo Dicionário da Língua Brasileira” encontra-se a seguinte definição para o termo orientação: “Orientação educativa e vocacional, orientação profissional, orientação da vida escolar e encaminhamento dos estudos em função das aptidões e motivações do indivíduo e em função das possibilidades de emprego e colocação” (FERREIRA, 1986, p. 165).
O significado do termo no dicionário apresenta uma associação entre vocacional e profissional, como uma ação educativa de orientação a escolhas relacionadas à empregabilidade.
Conforme discutido em Mello-Silva (2004) o conceito vocacional, de forma geral, aparece como referente à vocação. O termo, que vem do latim “vocatione”, refere-se ao ato de chamar, predestinação, tendência, disposição, talento, aptidão. Já o termo profissional é definido como algo pertencente à profissão, ou a determinada profissão. Mello-Silva esclarece que:
Muitos autores fazem uso dos dois conceitos como sinônimos enquanto outros definem o vocacional como mais amplo, ou seja, o sentido que se atribui à vida que inclui o profissional, relativo ao exercício de uma profissão, de uma ocupação (MELLO-SILVA 2004, p.33).
Sobre o ponto de vista da Psicologia, o conceito orientação profissional significa o auxílio ou orientação oferecida a uma pessoa objetivando a resolução de problemas