Psicologia notas de aula
Psicologia Geral profº Adilson de Abreu
SPS - Seminário Presbiteriano do SUl
Psicologia Geral
- Profº Adílson de Abreu
SPS - Seminário Presbiteriano do Sul
Campinas
2015
Francis Bacon (1561 1626) 65 anos Inglaterra
Empirista, opositor ao idealismo natural regido por leis próprias. Parte do “silogismo” questionando seu conhecimento até então produzido (conjectura, suposição, dedução, inferência) partindo para fatores concretos, racionalismo. René Descartes (15961650) 54 anos França
Critica a fé colocandoa contra a razão (racionalismo) por meio da “dúvida”; aplicava seu sistema dedutivo lógico colocando a razão em primeiro plano. “Se penso, existo!”
Onde decorre o caminho da subjetividade para a objetividade “Duvide sempre, assim crescem as possibilidades de conhecimento”!
O pensamento de Descartes era submeter a os ideais da impressão e a crenaça ao ceticismo, à duvida, para que a verdade fosse estabelecida de forma pura. Para ele as conclusões erradas seriam descartadas.
Até então somente as crenças fundamentavam o conhecimento.
11/03/2015
David Hume (1711 1776) 65 anos
Para Hume o conhecimento vem da experiência, os sentidos fornecem impressões sobre os objetos. as ideias formam se a partir das impressões.
Elas são, na realidade, cópias modificadas das impressões; com o auxilio da memória e da investigação. Crise na Metafísica A metafísica baseavase em dois pressupostos:
1. A realidade em si existe e pode ser conhecida
2. ideias ou conceitos são um conhecimento verdadeiro da realidade, porque a verdade é a correspondência entre as coisas e os pensamentos, ou entre o intelecto e a realidade. Os 2 pressupstos assentavamse num único fundamento
:
A existência de um Ser Infinito (Deus) que garntia a realidade e a