Historia Da Turquia
A Turquia é um país que surgiu a partir da fragmentação do Império Otomano.
A República da Turquia é um Estado situado na Eurásia, ou seja, parte do território se estabelece no continente europeu e a outra, no continente asiático.
O país faz fronteira com a Bulgária a noroeste, Grécia a oeste, Geórgia a nordeste, Armênia, Irã a leste, Iraque e Síria a sudeste.
O território é banhado ao norte pelo Mar Negro, a oeste pelo Mar de Egeu, Mar de Mármara e no sul pelo Mar Mediterrâneo. A Turquia ocupa uma área de 779.452 km2, onde vivem cerca de 74,8 milhões de habitantes, possui como capital a cidade de Ancara.
Aspectos físicos da Turquia:
Relevo
A parte asiática da Turquia é constituída por um grande planalto situado no centro e ao redor desse o que predomina são montanhas jovens que sofreram poucos processos erosivos.
Ao norte ocorre os Montes Pônticos e ao sul, a Cordilheira do Taurus, além de uma planície cortada por diversas bacias interiores, no lado oriental apresenta o maciço da Armênia onde ocorrem relevos elevados com formação vulcânica onde se encontra o ponto mais alto da Turquia, com 5.137 metros de altitude.
Clima
Na Turquia apresentam-se quatro características climáticas, no litoral sul e oeste ocorre o clima mediterrâneo, em julho a temperatura média é de 29ºC. Ao norte os verões são agradáveis e invernos frios com grande incidência de chuvas. No centro do país desenvolve clima seco com apresentação de uma grande disparidade de temperatura entre as estações do verão e inverno.
Hidrografia
Quanto às bacias hidrograficas, ocorre em sua maioria no interior do território onde se encontra o Lago Van, situado a 1.720 metros de altitude. Ao norte os rios principais são Sakarya, Kizil Irmak e o Yesil que deságuam no Mar Negro. Além do rio Simav que desemboca no Mar de Mármara, Gediz e o Buyukmenderes no Mar Egeu e os rios Seyhan e o Orontes no Mar Mediterrâneo.
No leste do território nascem importantes rios como o Tigre e o Eufrates que deságuam