Resumo - História da Turquia
Marcas de ocupação humana em Antalya, na gruta de Karain.
Aprox. 9000 a.C.
Estabelecimento dos primeiros assentamentos agrícolas do mundo, ao sul da Turquia.
Aprox. 6500 a.C.
Surgimento de Çatalhöyük, ao sul da Turquia. Foram descobertos 12 níveis arquitetônicos abitados, não por uma população rural mas uma população urbana de 5.000 a 10.000 habitantes dotados de uma elevada organização social. As pessoas viviam em casas construídas com tijolos de adobe (tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal). Entrava-se nessas casas pelo telhado e elas eram decoradas com murais. A primeira pintura de uma paisagem foi encontrada aqui. Aprox. 3500 a. C.
Aprox. 2370 a 2230 a. C. - Império de Akkad
Fundado pelos Acádios, semi-nômades de origem semita, este Império se estendia desde o sul da Mesopotânia atá as regiões meridionais da Ásia Menor (atual Anatólia). Seu rei mais importante foi Sargon. Nesse período começam as relações comerciais entre a Ásia Menor e a Mesopotâmia.
Aprox. 2000 a 1200 a. C. - Período Hitita
A Ásia Menor foi invadida por vários póvos, entre eles estavam os Hititas, hindo-europeus que se instalaram em Kussara e Hattusas (capital do reino) e fundaram um grande império que compreendia a Anatólia, o norte e o oeste da Mesopotânea até a Palestina. Os Hititas enfrentaram em termos de iguladade a força dos egípcios dominadores do mundo antigo. No século XIII a.C. os Hititas interessaram-se pela Síria, fortaleza dos Egípcios e ambos enfrentaram-se numa batalha que terminou com o primeiro tratado de paz do mundo, o Tratado de Kadesh em 1285. Os Hititas detinham uma escrita hieroglífica e tiveram criações artísticas absolutamente originais desenvolvendo seu próprio estilo. Escavações arqueológicas revelaram obras de grande valor artístico. Em aproximadamente 1.200 a.C. novas ondas de invasores foram responsáveis pelo desaparecimento desta