Psicologia nas organizações Introducao
Psicologia Organizacional
Introdução:
A psicologia em si trata do comportamento humano, no caso da psicologia organizacional ela trata numa proporção menor lidando apenas com o comportamento dentro da Organização.
O campo da psicologia se divide em 2 áreas: a industrial e a organizacional:
A industrial trata da eficiência dentro da empresa, ela é gerenciada através dos Recursos Humanos e a Organizacional trata dos seres humanos, seu foco é no bem estar dos colaboradores.
A psicologia organizacional como um todo pode executar diferentes trabalhos em diversos ambientes, atualmente as organizações tem psicólogos dentro da empresa para que o seu colaborador seja sempre motivado.
Uma forma de demonstrar isto é que as grandes empresas hoje em dia possuem o day Family ou children day onde possam ser mostrados o ambiente de trabalho aos filhos e familiares; há também o famoso home office onde tem-se a opção de trabalhar de casa.
O principal objetivo da psicologia organizacional ao propor testes psicológicos, testes de aprimoramento, testes vocacionais e tantos outros é não somente avaliar o quanto o colaborador ou candidato sabe sobre determinado assunto mas sim também saber quais as necessidades do colaborador para que possa ser instruído da melhor forma possível.
Para se tornar um psicólogo organizacional é preciso ter formação em psicologia e se especializar em psicologia organizacional; hoje em dia como podemos notar existe inúmeras instituições de ensino habilitados para ministrar este curso.
Muitos psicólogos com especialização organizacional acabam se tornando professores como 2º opção; mas também existe um mercado de consultoria organizacional em expansão onde psicólogos analisam a estrutura organizacional como um todo e aponta as melhorias que devem ser feitas.
A formação também permite que possa se tornar um palestrante ou orientador ou até mesmo escritor, apesar de pouco mencionado a psicologia é bastante abrangente