Psicologia na saúde e na doença
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PREVENÇÃO
Manaus, Junho de 2012
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PREVENÇÃO
PSICOLOGIA NA SAÚDE E NA DOENÇA
WENDERSON OLIVEIRA NAZARÉ
Trabalho apresentado a esta instituição de ensino superior, visando obtenção de nota na disciplina Psicologia da saúde e prevenção, no segundo bimestre do 8º período, sob orientação da Profª Maria Flôr.
Manaus, Junho de 2012
Introdução
Cabe ao psicólogo uma reflexão séria e constante sobre o ser humano, tanto agente de mudanças, como submetido a mudanças de modo que este não seja visto como unidade isolada mas, inserido dentro de um contexto social e político, num determinado momento histórico em que se dá a constituição de sua identidade. O atendimento psicológico ao indivíduo que adoece é fundamental, pois o conflito em face de situações de crise pode gerar graves repercussões psicológicas não só para os indivíduos, mas também para a família. Aos demais grupos em que estão inseridos e a sociedade, o que coloca o psicólogo na situação de ter que desenvolver um trabalho multiprofissional, procurando contribuir para a compreensão e o manejo das situações disfuncionais. A integração do psicólogo em uma equipe de saúde pode ampliar os recursos e as competências do atendimento na área da saúde pública, bem como gerar conforto e apaziguar os conflitos gerados diante de situações que retirem a subjetividade e conforto dos indivíduos, seja na apresentação hospitalar ou no luto.
A psicologia na assistência a saúde e a doença, aplica conhecimentos e técnicas psicológicas à saúde, às doenças e aos cuidados de saúde. Estuda o papel da psicologia como ciência e como profissão nos domínios da saúde, da doença e da própria prestação dos cuidados de saúde, focalizando nas experiências, comportamentos e interações. Envolve a consideração dos contextos sociais e culturais onde a saúde e as doenças ocorrem, uma vez