Psicologia na contemporaneidade
Psicologia na Contemporaneidade.
Salvador
2011
[pic]
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Discentes: Orquideia Santos Soares Edneide Lima Santos
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicologia e Comportamento de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Cláudia Vaz e da tutora Lívia Damasceno.
Salvador
2011
1- Compromisso social da Psicologia na contemporaneidade e justifique a importância da Psicologia para a sua formação.
Resposta: A Psicologia na contemporaneidade não busca mais leis universais como a política social tradicional, sim conhecimentos particulares, produto da mediação, indivíduo e sociedade que se estruturam em categorias universais, tais como: atividade, representação social, consciência social, identidade social e outros.
A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade, é essa a sua forma particular, especifica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.
A Psicologia por ter sua matéria-prima, que é o homem, nos faz compreender o comportamento que são as nossas expressões visíveis, as invisíveis que são nossos sentimentos as expressões singulares ( porque somos e o que somos) as expressões genéricas (porque somos todos assim).
A Psicologia Social tem o compromisso com grupos e organizações populares. Segundo Lane (1985) Os psicólogos sociais brasileiros começaram a produzir conhecimentos científicos com raízes na realidade brasileira e assim pararam de “importar’ teorias que não se coadunavam com a realidade social deste país, estabelecendo uma nova visão de