Psicologia Juridica Aulas Slides
DOCENTE: TELMA FERNANDES- ICEC-IESMT
Psicologia jurídica
Conceito: Constitui-se de um campo de investigação psicológico especializado, cuja a finalidade é o estudo do comportamento dos atores(pessoas) jurídicos no âmbito do Direito, da lei e da justiça
A psicologia jurídica é, em suma, uma área de trabalho cujo objeto de estudo é o comportamento dos atores jurídicos no âmbito do direito, da lei e da justiça.
Qual a importância da Psicologia para os estudantes e os profissionais de Direito?
Para entender a dinâmica bastante complexa da sociedade, as ciências humanas foram fracionadas em vários campos de conhecimento, que se completam, interferindo e colaborando uns com os outros.
Através da Psicologia procura-se entender o comportamento humano, o qual, para o Direito, é quase sempre determinado e padronizado por normas.
Assim na cooperação entre essas duas ciências vemos que é preciso entender todo um conjunto de fatores comportamentais, sociais, individuais e analisar os aspectos legais, para então ser classificada e julgada, uma determinada conduta, pelo aparelho jurídico.
Assim depois de diagnosticada uma situação entre as partes de uma lide e notando que alguns aspectos fogem ao círculo do Direito, mas que estão ao alcance da Psicologia, imediatamente esta será aplicada, vindo a atuar, por exemplo, em casos de dúvida quanto à presença de transtornos de personalidade ou mesmo para determinar as capacidades dos indivíduos litigantes. ESCOLAS PSICOLÓGICAS:
O comportamento humano pode ser compreendido por referenciais teóricos que explicam a constituição da personalidade e dinâmica de funcionamento psiquico. Escola ou Abordagem psicanalitica:
Representantes: Sigmund Freud, Donald Winnicott, Jacques Lacan etc;
Sigmund Freud (1856-1939) médico Austríaco, criador da psicanalise e defensor do conceito de existência de processos mentais inconsciente.
Este médico curioso e persistente descobriu algo muito instigante sobre a mente humana. Ele