psicologia infantil
A partir do texto identifique e compare as fases do desenvolvimento e as características de personalidade citada pela autora:
O texto aborda as fases do individuo, definindo a personalidade nos três estágios de vida: a infância, adolescência e juventude. Na infância, a criança deve ter confiança nos pais, pois eles são os instrutores da vida, ensinam os primeiros passos, educa, impõe limites, e estimula o direcionamento para as próximas fases de vida, pois é importante ressaltar que nesse estágio, a criança em principio deve começar a se ajustar nos princípios sociais, a escola tem também o papel fundamental na formação, porque a criança irá começar a partilhar socialmente.
Após a infância, vem a fase da adolescência, onde o adolescente já possui uma certa identidade, ligada a confusões e dúvidas, expõem seus gostos, são imperativos, e estão em processo de conhecimento. O adolescente se depara com muitas transformações, tanto em seu corpo como em sua forma de agir e pensar há uma modificação em sua personalidade. Ocorrem também transformações em suas relações sociais. O adolescente está se firmando perante a sociedade como pessoa, como sujeito que entende direitos e deveres, e que saiba seus limites.
Na fase da juventude (adulta), o ser humano tem consciência de si e do mundo, resolve suas questões, explora o mundo, tem escolhas próprias, discernimento, possui o maior estágio de produtividade, e os resultados dos primeiros estágios citados, é a formação como um todo.
Os três estágios de vida, são composições regradas e moderadas, que exigem responsabilidade e respaldo na infância, instrução na adolescência, para que na juventude haja um resultado efetivo na relação do individuo com a sociedade que ele também faz parte.