Desmineralização
ÍNDICE
MEMORIAL DESCRITIVO DO SISTEMA DE DESMINERALIZAÇÃO
1) Objetivos do projeto:
O sistema de desmineralização desenvolvido neste projeto tem por objetivo a substituição dos íons positivos e negativos, em suspensão na água coletada do poço artesiano, pelos íons H+ e OH-, por troca iônica, sendo que estes últimos são os íons móveis disponíveis nas resinas catiônica e aniônica respectivamente. A troca iônica ocorre até a saturação das resinas com os íons da água tratada, quando se fará a regeneração para um novo ciclo operacional. A água tratada deverá estar com uma condutividade inferior a 8µS para utilização nos processos de produção de baterias empregados na empresa Volt do Brasil S.A..
Para retensão dos íons positivos, foi utilizada uma resina da Purolite, comercialmente identificada como C-100, que é uma resina de troca catiônica fortemente ácida e de alta capacidade, na forma de gel poliestirênica convencional sulfonada. Remove os íons positivos, substituindo-os por íons Na+(sódio), no abrandamento e por íons H+ (Hidrogênio), na desmineralização.
O quadro a seguir demonstra, segundo a empresa fornecedora, as características físicas e químicas típicas da resina catiônica C-100:
Para retensão dos íons negativos, foi utilizada uma resina da Purolite, comercialmente identificada como PFA-400, que é uma resina de troca aniônica fortemente básica e de alta capacidade, na forma de gel, com estrutura do polímero a base de poliestireno e divinilbenzeno. Remove os íons negativos, substituindo-os por íons Cl- (cloreto), no abrandamento e por íons OH- (Hidroxila), na desmineralização.
O quadro a seguir demonstra, segundo a empresa fornecedora, as características físicase químicas típicas da resina aniônica PFA-400:
2) Mecanismos e materiais de troca iônica:
2.1. Breve histórico:
O fenômeno de troca iônica