Psicologia hospitalar
Ressaltaremos abaixo cada uma delas:
Estruturalismo: Tem como pioneiro Edward Titchener que defendia o paralelismo psicofísico em que os atos mentais ocorrem lado a lado ao psicofisiológicos. Um processo não causa o outro, mas o fisiológico explica o mental. Podemos definir Estruturalismo como a ciência da consciência ou da mente, sendo que a soma total dos processos mentais. Como toda ciência, a psicologia depende da observação, tem como objeto de estudo elementos da consciência, estados da consciência e experiência consciente. Para descrever suas observações Titchener, usa o método analítico, introspectivo denominado por Wundt de percepção interior, experimentação. Titchener e os estruturalistas deram importantes contribuições á psicologia, como ciência separando a da metafísica e da filosofia.
Funcionalismo:
Interessa-se pela mente tal como ela funciona ou é usada na adaptação do organismo ao seu ambiente. Tem como pioneiro Willian James (a escola funcionalista de W.James importa responder “o que fazem os homens e porque fazem”). Para responder a isso James elege a consciência como centro de suas preocupações e a busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio. Podendo dizer que o funcionalismo encara a psicologia como estudo psíquico considerando como instrumento da adaptação ao meio. Tendo como objeto de estudo o comportamento e suas atividades mentais, usa como método de estudo, um método comparativo, introspecção e experimentação. O funcionalismo contribuiu e pode ser percebida em diversas áreas da Psicologia social, da aprendizagem, das organizações, ergonomia educacional e clinica.
Associacionismo: O associacionismo é um movimento psicológico formado a partir da união entre os iluministas franceses e os empiristas. Um dos principais fundadores dessa escola de pensamento foi Edward L.Thorndike. A concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de