Psicologia Geral
VANESSA ALVES SANTOS
PSICOLOGIA GERAL
“APRENDIZAGEM”
MARINGÁ/PR
2014
APRENDIZAGEM
A Psicologia possui vários temas sobre a aprendizagem, o interesse por esse processo de aprender é pelo fato que todo comportamento é aprendido, segundo
Campos (1976) “a aprendizagem leva o indivíduo a viver melhor ou pior, mas indubitavelmente a viver de acordo com o que aprender”.
O comportamento complexo, universal, uniforme de cada espécie é conhecido como instintivo, aparecimento súbito, que não requer treinamento ou aprendizagem, seu valor é de sobrevivência. É um comportamento previsível por ocorrer num determinado grupo de efetores e evocado pela estimulação de receptores específicos. Por outro lado, o comportamento receptivo não depende de receptores específicos e promove ação de grande para dos efetores total de todo organismo.
O comportamento adquirido (aprendido) é considerado relativamente independente da hereditariedade e o comportamento instintivo é livre de qualquer aprendizagem.
É difícil encontrar exemplos de comportamentos instintivos no homem. No ser humano a aprendizagem desempenha papel mais importante, sem a capacidade de aprender o ser humano não teria condições de sobreviver.
Segundo Edwards (1973, p. 158) é impossível uma definição precisa e abrangente de um termo tão amplamente usado quanto aprendizagem”, a ciência não é capaz de responder o que acontece no cérebro de uma pessoa quando ela aprende algo, supõe-se uma modificação qualquer no sistema nervoso, que ainda não foi esclarecida. A aprendizagem é estudada indiretamente, através de seus efeitos sobre o comportamento humano, quando alguém aprende alguma coisa, seu comportamento é alterado em algum aspecto, mesmo que não haja evidencias imediatas, pode se dizer que a aprendizagem provoca alteração na conduta, na maturação, nos comportamentos inatos ou simples estado temporário.
Existem dois critérios para ajudar a discriminar as