Psicologia Geral
Estuda o comportamento humano e seus processos mentais, é o estudo da mente, estudo da alma. Estuda tanto o comportamento e compreensão individual como em grupo, a subjetividade, as estruturas e dinâmicas psíquicas.
Subjetividade – segundo Vergara é o que está dentro do individuo, suas experiências, sentimentos, sensações, produzidos dentro de contextos históricos, políticos e sócio culturais. Pode ser percebida nas características únicas de nossa personalidade, no jeito de falar, se vestir e gesticular, nos nossos estados emocionais, na forma como nós percebemos e enxergamos o mundo. É o que se passa no espaço intimo de cada um.
Comportamento organizacional – estuda os impactos que os indivíduos, grupos e estruturas exercem no comportamento das organizações afim de melhorar a eficácia da organização.
Modelo sistêmico de estudo do CO ( Robbins) – micro (indivíduos) atitudes, percepção, tomada de decisão individual, motivação, valores, personalidades, diferenças individuais. Meso (grupos) comunicação, grupos e equipes, tomada de decisão em grupo, conflitos e negociação, liderança e poder. Macro (organização) cultura organizacional, política organizacional, estrutura organizacional, mudança organizacional.
Os gestores que levam em conta a subjetividade enxergam o homem alem de uma “maquina”e um ser que possa contribuir economicamente, os gestores que levam em conta a subjetividade enxergam os aspectos informais, melhoram o clima organizacional, as motivações, as expectativas e desejos, tenta compreender a origem dos conflitos, percepções não verbais, humaniza as relações de trabalho levando em conta os fatores humanos e como eles podem influenciar na organização, alem de influenciar na qualidade de vida no trabalho, e estimula também o prazer.
A psicologia só passou a ser estudada como ciência a partir do século XIX pois era levado em conta o contexto sócio político da época, o surgimento da ciência moderna e a uma ideologia