Psicologia geral
A educação, uma das funções principais da família, A vida na sociedade requer em longo aprendizado, que só pode ser ministrado através de uma ação perseverante e carinhosa que desce aos mínimos detalhes. A tarefa maior é da mãe embora o pai tenha sempre grande participação. Eles, nossos pais, nos ensinam a assumir com naturalidade, inúmeros comportamentos e atitudes para enfrentar a vida social.
A função econômica, pela qual a família procura os meios de sobrevivência e conforto, é a base material imprescindível ao desempenho das demais funções. Geralmente se realiza pela divisão do trabalho entre marido e mulher, Assim sendo, o casal trabalhando com fins monetários, alivia o orçamento do lar e aumenta o conforto da família.
A realização destas funções traz a este grupo a realização profissional e pessoal da vida. Entretanto, não se encontra alguns desses fatores em famílias bem estruturadas.
Na família temos que a ensinar aos filhos o cuidado físico como: Respiração, tipo de alimentação, cuidados com o sono e horário de dormir, modos de vestir-se, locomoção e como ser comportar na travessia da rua, o que pode falar e a linguagem adequada, higiene pessoal, e os perigos que corremos etc.
Ensinar as relações familiares para que aprendam a desenvolver o amor, respeitar, ser solidário e características psicológicas de cada sexo, definindo suas diferenças.
Deve-se ensinar a atividade produtiva e recreativa, como jogar e brincar com seus amigos, realizar tarefas domésticas, como limpar casa entre outras e desenvolver destrezas físicas incentivando exercícios e com ensina-los com os aprendizados, ou seja, irão “aprender a aprender”.
A família é responsável a ensinar as relações sociais, e a conviver com as outras pessoas da família, como, os avós, tios, primos etc, e também a se relacionar com os amigos e outras pessoas em geral.
Ensinar aos filhos uma profissão e desenvolver e as aptidões profissionais para o mercado de trabalho.
Os pais devem