psicologia familar cognitivo comportamental
A teoria comportamental descende das investigações de Pavlov, fisiologista que realizou trabalho com condicionamento clássico (EI – RI).
Watson: usou o condicionamento clássico para induzir experimentalmente uma fobia no pequeno Albert.
Wolpe: introduziu a dessensibilização sistemática no tratamento de fobias.Ocorre uma inibição recíproca ao emparelhar respostas incompatíveis com a ansiedade e estímulos ansiogênicos prévios.
A pratica real de se aproximar do objeto ou da situação temidos. Wolpe foi o pioneiro a aplicar essa técnica no tratamento de família com transtornos relacionados a ansiedade.
Skinner condicionamento operante. Comportamento mantido pelas consequências. Depois realiza a analise funcional para determinar as contingências de reforço.
O CO é efetivo com crianças porque os pais tem controle sobre os reforços e punições. Daí por isso há o treinamento dos pais, pais como co-terapeutas.
Todos esses tiveram grande influencia na teoria do comportamento. Porem Patterson, Liberman e Stuart foram os lideres da teoria do comportamento familiar.
Patterson: treinamento dos pais na teoria da aprendizagem social. Estratégia de eliminar comport. Inadequado e substituir por comp desej.
Liberman: introduziu o ensaio de papel e a modelagem.
Stuart: contrato de contingencias. Se concentrava em como o intercambio de comportamentos positivos podia ser maximizado com o uso da reciprocidade de reforço.
Aprox. com a teoria cognitivo comportamental de Albert Ellis e Aaron beck que enfatizam a necessidades de mudança de atitude para manter a modificação comportamental.
Consequências que aceleram o comportamento: reforçadoras
Desaceleram o comportamento: punitivas.
As pessoas não estão conscientes das compensações reforçadoras. Comportamentos indesejados