Psicologia enquanto ciência
COORDENADORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CURSO DE PSICOLOGIA - ψ
Disciplina: Introdução ao Pensamento Psicológico
Aluna: Bianca da S. Bichuli P. da Silva Matrícula: 6500673
TRABALHO DE NOTA I Valor: 2,0
Tema: A Especificidade da Psicologia ante as demais ciências
A Psicologia enquanto ciência teve nascimento em 1879 tendo como propulsor Wilhelm Wundt, esse influenciado pelos filósofos empiristas criou o primeiro laboratório de Psicologia. Futuramente viríamos a ter os movimentos Behaviorsmo, Gestaltismo, Psicanálise e Humanismo que definiriam a conceituação da Psicologia como "ciência que estuda o comportamento humano".
As ciências possuem objetos de estudo, buscando o entendimento da natureza, esse de forma concreta e objetiva. A Química por exemplo tem como objeto de estudo a matéria suas transformações e a energia envolvida nesses processos e a Economia o objeto de estudo é a atividade econômica da sociedade. Podemos dizer a partir dessa linha de pensamento que o objeto de estudo das ciências estaria " fora dela ".
A Psicologia diferente das demais ciências tem como seu objeto de estudo o homem, mas não o homem de forma biológica e fisiológica como a Biologia, por exemplo, e sim na forma de indivíduo pensante e os comportamentos e processos mentais desse indivíduo, podendo então dizer seguindo a linha de pensamento anterior que o objeto de estudo e cientista não podem ser isolados devido ao fato de ambos serem seres humanos, o que faz com que a Psicologia seja marcada pela subjetividade. Outra característica diferenciadora da Psicologia é que ela pode ser variável, já que o objeto não só varia como produz variação; e não depende de uma linguagem matemática para teoriza-la.
Enquanto ao estudo do objeto da Psicologia, esse será observado, experimentado, testado e buscando a resolução do problema em cima de alguma das muitas teorias existentes no estudo psicológico,