Psicologia em Portugal
A psicologia aplicada em Portugal
Professora: Luísa Senra
Ana carolina Nunes
Nº3, 12ºA
Níveis e áreas de trabalho da psicologia em Portugal
Os psicólogos, tanto em Portugal como em outros países, exercem a sua atividade em áreas associadas à construção teórica de conhecimento e na resolução de problemas de natureza prática. Daí haver uma diferenciação entre psicologia teórica e psicologia prática ou aplicada.
Psicologia teórica
Os psicólogos que se interessam pela psicologia teórica interessam-se pela formulação de conceitos e teorias que expliquem o que se passa com o ser humano e com o seu comportamento. Interessam-se pela maneira como as pessoas percecionam o mundo, como adquirem, conservam, recordam e esquecem informações, como reagem em situações de pânico, como gerem conflitos, etc.. Dedicam-se especialmente á investigação e estudar os seus fundamentos e não as aplicações. Psicologia aplicada
A Psicologia aplicada é a utilização dos conhecimentos da psicologia teórica na solução de problemas práticos. Este ramo junta as diversas áreas da psicologia, como a psicologia clínica, psicologia educacional, psicologia do trabalho e das organizações, psicologia forense ou a psicologia desportiva. Com base na afirmação de que o estado psicológico humano é fundamental para desfrutar do bem individual, e por consequência o bem comum, esta área da psicologia busca permanentemente métodos para o desenvolvimento cognitivo, emocional e a sua interacção social.
Em Portugal a investigação psicológica ainda não está muito desenvolvida, por isso os psicólogos estão essencialmente voltados para a resolução de problemas práticos.
Psicologia educacional
A psicologia educacional visa intervir quer a nível da família e da escola quer de outras instituições, com o propósito de melhorar os processos de ensino/aprendizagem e, assim, dar um contributo eficaz para o desenvolvimento global do aluno e das pessoas em geral.
Um dos aspetos mais significativos