PSICOLOGIA EDUCA O
Pedagogia
Módulo 1
Psicologia da Educação
PORTFÓLIO
Bruna Batista da Silva Teles
Junho/2015
INSTITUTO COIMBRA
Pedagogia
Módulo 1
Psicologia da Educação
Bruna Batista da Silva Teles
Junho/2015
Psicologia da Educação
O estudo da Psicologia da Educação foi uma leitura na qual objetiva a importância da psicologia em sala de aula.
Após analise do texto ficou claro as dificuldades na aprendizagem em crianças em inicio da etapa escolar, devido a problemas psicossociais, socioemocionais e comportamentais.
As metas da escola para sanar as dificuldades de aprendizagem é:
Atribuir tarefas a realizar que sejam adequadas ao nível do educando e que possam ser realizadas de forma independente.
Dividir os trabalhos em parcelas menores para ajudar a manter o educando mais motivado e evitando que se desvie da tarefa, essa conduta tem o objetivo de reduzir a frustração.
A psicologia da Educação surgiu no século 20 sendo muito importante para vida acadêmica, tendo como referência as teorias formuladas por Vigotski, pois buscava uma psicologia que superasse as tradições positivistas e estudasse o homem.
Vigotski e Piaget são os maiores teóricos e se compararmos os dois maiores teóricos do desenvolvimento humano, podemos dizer, que Piaget apresenta uma tendência hiperconstrutivista em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito. Maturação, experiências físicas, transmissões sociais e culturais e equilibração são fatores desenvolvidos na teoria de Piaget. Vigotski, por outro lado, enfatiza o aspecto interacionista, pois considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre pessoas, que têm origem as funções mentais superiores. A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico; e além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento.
A teoria de Vigotski, por outro lado, também apresenta um