Psicologia do trânsito
‘’Segundo o Código de Transito Brasileiro (CTB), transito é a movimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres’’ (CTB, 1997). Nos últimos anos, o transito evoluiu e cresceu drasticamente e, no século atual, exerce enorme influencia na sociedade brasileira e mundial. Dentre essas influencias encontra o amplo mal estar na civilização que esta em um perigo processo de desenvolvimento. No entanto, esse mundo se destaca pela brevidade e rapidez em seus processos de desenvolvimento que não promovem nem a saúde nem a vida. A Psicanálise tem sido chamada para suprir exigências típicas do mundo capitalista, tendo que aprofundar e descobrir o que mais o social esconde, o que mais o transito esconde, utilizando novas estratégias para atuar com eficácia.
A Psicologia do Trânsito estuda e analisa o comportamento humano através dos processos de atenção, concentração,detecção, percepção, tomada de decisão, memória a curto e a longo prazo, aprendizagem e o conhecimento de normas e símbolos em gerais, em função da busca da segurança e a integridade de todos que se locomovem, tendo como apoio alguns instrumentos da Psicologia.
Atuação do Psicólogo do Trânsito
1- Desenvolve pesquisa científica no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados ao problema do trânsito.
2- Realiza exames psicológicos de aptidão profissional em candidatos a habilitação para dirigir veículos automotores (“Psicotécnicos”).
3- Assessora no processo de elaboração e implantação de sistemas de sinalização de trânsito, especialmente na questões de transmissão, recepção e retenção de informações.
4- Participa de equipes multiprofissionais voltadas à prevenção de acidentes de trânsito.
5- Desenvolve, na esfera de sua competência, estudos e projetos de educação de trânsito.
6- Contribui nos estudos e pesquisas relacionados ao comportamento individual e coletivo na situação de trânsito.
7- Estuda as