Psicologia do esporte
CURSO BACHARELADO EDUCAÇÃO FÍSICA
Michelle Maciel
BELEM- PARÁ
2014
Introdução
A Psicologia do Esporte é considerada uma área nova. Tem início entre 1895 e 1920, seu precursor é Norman Triplett, um Psicologo e entusiasta do ciclismo, que começou a estudar o comportamento dos ciclista ao observar melhor performace quando ao pedalarem em pares ou grupos. A grande valorização da Psicologia do Esporte aconteceu entre 1921 e 1928 porém, somente meadas de 1960 passa a ser considerada disciplina, pois a Educação física é considerada discilplina acadêmica.
A década de 1990 foi favorável para a inclusão da Psicologia do Esporte na grade curricular de alguns cursos de Psicologia no Brasil. Inicialmente como disciplina optátiva, depois obrigatória e finalmente como área de estágio. A Psicologia do esporte é um campo específico formado pelos conhecimentos advindos da educação física/esporte e da psicologia divididos em campos de atuação. Sendo a psicologia do esporte ligada ao desempenho do atleta em seu esporte. Quanto se tratando de Psicologia no esporte aplica-se a psicologia clínica, educacional e organizacional à essa prática. O objetivo do Psicologo no esporte é entender os fatores psicológicos e comportamentais como interferem o desempenho físico e entender como a participação nessas atividades afeta desenvolvimento emocional e de performace, como o objetivo alcançar redimento máximo
Existem tres papéis básicos do Psicologo do Esporte: no ensino,na pesquisa e na intervenção. No ensino, professores e técnicos esportivos, além de habilidades e conhecimentos, necessitam de aperfeiçoamento para mehor compreender o comportamento humano no esporte.
Na pesquisa, usam uma explicação e o prognóstico de fenômenos psicológicos no esporte, estudando e atuando em situações que envolvem motivação, personalidade, bem estar de atletas onde o educacional e o clinico se complementam.
Na intervenção, a