Psicologia do esporte
A psicologia do Esporte ou desporto é uma ciência nova, dada como instituição social, sendo um dos grandes acontecimentos do século XX. Segundo SALMUSKI (1992), surgiram os primeiros laboratórios em Psicologia do Esporte na Rússia e Alemanha durante a década de 20. Depois, nos Estados Unidos, e em 1965 foi fundada a International Society Psychology (ISSP). Em 1979 é instituída a Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, tendo iniciado na década de 90, através da participação dos psicólogos(as) nas delegações durante as Copas do Mundo de Futebol.
Em 1965, a Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte, viu através da autora, " (...) o desenvolvimento da Psicologia do Esporte como uma resposta á necessidade do mercado, ou seja, de nossa civilização" (RUBIO, 2000: 19).
Em 1958, o pioneiro João carvalhães, iniciou a praticar esse tipo de psicologia coma equipe que iria disputar o Campeonato Mundial de Futebol, ganhando o primeiro título mundial.
Em 1974, João Carvalhães, o primeiro psicólogo a atuar num clube de futebol, escreve "Psicologia do Esporte".
Muitos esforços vem sendo aplicado nessa direção da atuação do Psicólogo, pois ainda não é tratadada como deveria por parte das faculdades. Mesmo com o aumento da frequência de discussões e trabalhos publicados, os estudos realizados referentes ao exercício profissional do Psicólogo continuam a apontar para uma limitada percepção das possibilidades de atuação deste profissional (Botomé, 1988). O aprendizado oferecido nos cursos ainda enfatizam muito a herança herdada pela Psicologia do modelo médico, onde as atividadades estão muito mais voltadas para o trabalho com indivíduo isolados ou grupos pequenos do que, por exemplo, grandes contingentes opulacionais. (Botomé, 1988; 276).
Apesar disso, não foi esse o fator em se iniciar diversos avanços na direção de se ampliar a prática do psicólogo para além da clínica. Segundo Francisco e Bastos (1992), os psicólogos tem buscado consolidar uma