Psicologia do desenvolvimento
Principais aspectos evolutivos da criança em idade pré-escolar.
O desenvolvimento emocional é cuidadosamente descrito.
Mostra como conflitos não resolvidos ou as vivencias traumáticas desta época da infância podem ter repercussões imediatas ou mesmo se manifestar durante toda a vida sexual e familiar, e mesmo gerando dificuldades no exercício do papel de pai e mãe.
O desenvolvimento cognitivo é descritos tanto em termos da evolução da inteligência como da linguagem, ambas sob a óptica piagetiana que mostra claramente ser a linguagem um processo dependente de mecanismo intelectuais.
Neste aspecto notamos que a criança está atravessando um período de transição entre o período sensorial-motor, caracterizado por uma inteligência pratica, extrínseca, dependente das sensações e interiorizado.
Assim, a criança estará em desequilíbrio com a realidade externa do ponto de vista do conhecimento, pois este partirá do próprio eu e será permeado por uma tendência lúdica, típica do pensamento lógico; em outros, uma argumentação fantástica, levando o adulto a se extasiar diante da dificuldade de expor o conteúdo de seu próprio pensamento ou de seus sentimentos.
Desenvolvimento emocional
A fase anal
A criança dos 2 aos 3 anos
O inicio do segundo ano de vida irá marcar as conquistas infantis de autodomínio e socialização.
Esta etapa é caracterizada pela intensa explosão muscular e movimentação infantil.
Já pode manifestar a recusa.
Na organização psicomotora, as segmentações começam a se estabelecer.
Só se libertará das sincinesias aos 7 anos, quando os dedos alcançarão a prontidão necessária para a escrita. Seu funcionamento no segundo e terceiro anos é caracterizado por uma atuação muscular global. Arroja-se como uma totalidade para o colo, para a cama, para os brinquedos. Alterna momentos de concentração, onde já tenta alguma organização dos