Psicologia do desenvolvimento
O desenvolvimento humano é um campo da Psicologia que é muito importante na área da Educação, pois o desenvolvimento é uma preocupação que requer qualificação das pessoas no ambiente de trabalho.
Em sua origem o desenvolvimento das pessoas em quatro aspectos: físico-motor (maturação neurofisiológica), intelectual (capacidade de pensamento), afetivo-emocional (é o modo particular do individuo com suas experiências) e social (é a maneira como o individuo reage diante das situações que envolvem outras pessoas).
Entre as teorias destacam-se de Piaget chamada de epistemologia genética que o conhecimento resulta das interações que se produzem entre sujeito e objeto. Piaget afirma que as pessoas passam por diferentes estágios desde o momento em que nascem ate a idade adulta considerando as estruturas cognitivas de cada pessoa e também a variedade de estímulos.
DESENVOLVIMENTO
A teoria de Vygotsky destaca dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial.
Real: aquela aprendizagem que já se tornou conhecimento, aquilo que a pessoa já sabe.
Zona de Desenvolvimento Potencial: a criança não consegue fazer sozinha, precisa de um auxilio de outra pessoa.
O que destaca na teoria do autor é a zona de desenvolvimento proximal ZDP é um processo intermediário do nível do desenvolvimento real com o potencial.
Vygotsky afirma que (1988, p.15) “aquilo que é zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã”.
O educador pode orientar o aprendizado no sentido de adiantar o desenvolvimento potencial de uma criança, tornando-o real.
O pensamento de Vygotsky para a escola tem que trabalhar três vertentes: interação, linguagem e ZDP.
Já na teoria de Piaget afirma que as pessoas passam por diferentes estágios desde o momento em que nascem até a idade adulta. Os estágios são:
1° estágio: sensório-motor recém-nascido de 0 a 2 anos ( a criança conquista seu mundo através da percepção e dos movimentos.
2°