PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Ex.: a aquisição da identidade pessoal Idiossincrasia - é uma característica própria de cada indivíduo, são aspectos singulares.
Ex.: Uma criança que em mesmas condições que outras leva mais tempo para compreensão da linguagem. A psicologia do desenvolvimento tem caráter normativo ou seminormativo.
Caráter Normativo - significa que os processos estudados pela psicologia são aplicáveis a todos os seres humanos ou a grande grupos deles.
* Normativos ou Seminormativos refere-se mais as transições evolutivas e aos processos de desenvolvimento do que aos conteúdos concretos (percepção, sensação).
Ex.: É normativo o fato da criança, na 1ª infância, ser cuidada por alguém.
Em oposição aos fatos normativos, os fenômenos idiossincrásicos se refere ao que é próprio de determinados indivíduos, sem que possa considerar que caracterizam a todos eles ou a grupos importantes.
Distinções: Crescimento e Desenvolvimento, Maturação e Aprendizagem
Visão histórica da criança - com as novas tendências e teorias científicas a respeito de seu desenvolvimento, a visão que temos da criança foi se modificando e ampliando.
Crescimento: refere ao aspecto quantitativo das proporções do organismo, ou seja, trata-se das mudanças das dimensões corpóreas, como peso, altura, perímetro cefálico, etc.
Desenvolvimento: refere às mudanças qualitativas (não mensuráveis), tais como aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas