marketing vantagem competitiva
A analise do ambiente externo e do ambiente interno, ocorrida dentro de um escopo competitivo escolhido. Vai convergir para a estratégia mais adequada para ser adoptada pela organização para aquele momento no sentido de lhe conferir vantagem competitiva. A vantagem da posição estabelecida de uma organização resulta da escolha do escopo e de uma analise de suas possibilidades de respostas ao que ela pretende. O conhecimento de suas possibilidades internas e que vai permitir a estimativa de como pode conquistar sua pretensão. Em conjunto, essas duas questões o que e como, devem representar o que a organização pode fazer de maneira única e superior ao que seus concorrentes fazem.
A vantagem competitiva tem como base as estratégias de como a empresa procura diferenciar/se dos seus concorrentes actuais e futuros e como procura ser percebida e compreendida em termos de valor que proporciona para os clientes. E do ponto de vista do consumidor e tendo/se como referencia a concorrência que se define vantagem competitiva. A empresa pode, contudo, ser concentrada com maior enfase na concorrência, no consumidor, ser autocentrada ou combinar com pesos diferenciados, essas três possibilidades. A primeira e mais viável em sectores maduros e onde há concentração de capital intensivo e com produtos pouco diferenciados. As actividades controláveis e o custo, em sectores com essas características são comparados com maior enfase com as actividades controláveis e os custos dos concorrentes.
O segundo caso e mais evidente em sectores fragmentados onde há um grande numero de concorrentes e possibilidades de diferenciação significativa dos produtos. Esta prespectiva tem a vantagem de examinar o amplo aspecto de necessidades e processo de escolha e compra dos consumidores.
O terceiro e possível quando se constata uma elevada participação de mercado em que a principal referencia e a própria organização.
As vantagens competitivas sustentáveis decorrem do