Psicologia do Desenvolvimento da Criança
Psicologia Aplicada a Enfermagem
Professor: Drº Rubens
Grupo: Roberta B. A.
2° Período de Enfermagem / EMESCAM
“As crianças, quando bem cuidadas, são uma semente de paz e esperança.”
Zilda Arns Neumann
Desenvolvimento Psicossocial
• A teoria do desenvolvimento psicossocial foi desenvolvida por Erik Erikson. Ela engloba as mudanças observadas no desenvolvimento da personalidade, e a socialização das crianças e adolescentes de todas as camadas sociais. Erickson propôs uma teoria do desenvolvimento psicossocial constituída por vários estágios, sendo somente os quatros primeiros; referindo se a infância, cada fase é responsável por um "conflito sócio-emocional" do indivíduo, exigindo uma superação dessa crise para que se chegue ao estágio seguinte.
1º Idade (0-18 meses) - Confiança Vs. Desconfiança
• Nesta fase o bebê mantém seu primeiro contato social com seus provedores que, geralmente é a mãe. Para ele, a mãe é um ser supremo, mágico, aquele que fornece tudo o que ele necessita para estar bem.
• É necessário, portanto, que os provedores tratem a criança com muita atenção, carinho e paciência para que a confiança, a segurança e o otimismo se consolidem. Sem esses sentimentos, a criança crescerá insegura e desconfiada.
2º Idade (18 meses - 3 anos) - Autonomia Vs. Dúvida e vergonha • Com o controle de seus músculos a criança inicia a atividade exploratória do seu meio. É neste momento que os pais surgem para ajudar a limitar essa exploração. • O sentimento que se desenvolve nesta etapa é a vontade. À medida que suas capacidades físicas e intelectuais se desenvolvem ajudando-a na atividade exploratória, a criança tende a ter vontade de conhecer e explorar ainda mais. Porém, como também começa a assimilar as regras sociais, é necessário cuidado para que a vontade não seja substituída pelo controle.
3º idade (3- 6 anos) Iniciativa Vs. Culpa
• Neste período é somada