Psicologia do desenvolvimento - observação de uma criança
Aspecto físico: A criança aparenta ser saudável, corre, pula, ri e brinca muito com os seus amiguinhos.
Perceptual: Seu perceptual é muito ativo, pois ela não para um minuto sequer, quer brincar com todos os joguinhos.
Cognitivo: É uma criança muito esperta, nos convidou para brincar de jogo da memória com ela e pelo que pudemos perceber, ela guarda muito bem a imagem das figurinhas, a criança também é muito dinâmica, pois gosta de se envolver com várias brincadeiras.
Linguagem: Não conhece muitas palavras, mas já consegue pronunciar um bom português. A criança também adora cantar músicas infantis com a professora.
Personalidade: No início é um pouco tímida quando conhece alguém diferente, mas aos pouquinhos ela vai se soltando e mostrando o seu lado extrovertido. Teve um momento que ela se aproximou para mostrar sua boneca e meio que puxou uma conversa, pudemos perceber que é uma criança bem humorada e que conversa muito.
Social: Seu social é bem amplo, pois se dá muito bem com seus amiguinhos e com sai monitora. Depois que se tem um pouquinho de sua confiança ela se torna bem sociável e é bem curiosa, pois gosta de fazer muitas perguntas.
Dados da observação:
Sexo: Feminino
Idade: 5 anos
Local da observação:
Pré-escola Ordem teórica:
De acordo com os conhecimentos teóricos adquiridos, a criança observada faz parte da segunda infância, onde ocorre um desenvolvimento franco das capacidades motoras e das capacidades mentais. Pudemos notar que a criança é muito hiperativa, não pára um minuto, quer brincar com todos os jogos, pula, corre, ri, o que faz parte dessa fase já que seus ossos e músculos são mais fortes e sua capacidade respiratória é maior.
Nessa fase a criança também tem o costume de atribuir vida a objetos que não estão vivos e tomamos como um exemplo disso o fato da criança estar brincando com uma boneca, como se fosse sua filha. Ela também mostrou uma boa capacidade em memorizar as figurinhas do