Guia prático para gestores
Sumário
Introdução 3 Principais Atitudes e Comportamento de Bons Gestores 4 Comportamentos que o profissional deve evitar: 6 Referências 7
Introdução
O bom relacionamento entre gestores e colaboradores é primordial para o bom desenvolvimento das organizações. As práticas atuais de gestão têm afastado a figura do chefe autoritário e paternalista, dando espaço para os modelos horizontais de organização das empresas. | | Nos atuais modelos de gestão, os líderes não controlam tanto o trabalho, têm como responsabilidade definir metas e incentivar a equipe.
O maior desafio para o gestor é fazer com que toda a equipe tenha o mesmo objetivo e que cada um entenda sua importância. Para ser considerado um bom líder, o profissional deve aprender a administrar conflitos, saber escutar, se colocar no lugar do outro, respeitar a individualidade de cada um, aceitar pontos de vista diferentes e, antes de tudo, zelar e auxiliar o colaborador na busca do seu crescimento.
O diálogo se mostra como a ferramenta mais eficaz para que os objetivos da empresa sejam atingidos. Manter um canal de comunicação aberto entre patrões e empregados torna o ambiente mais tranquilo e útil na hora de resolver conflitos.
Manter boas relações entre o líder e o subordinado é papel de ambos. Ao funcionário, a partir da autonomia que lhe é concedida, cabe colaborar para o alcance das metas, apontar problemas, trazer soluções e melhorias. Compete a ele também, sugerir uma avaliação sobre seu trabalho e sua postura, seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado.
Conversar e ser transparente, que na realidade é uma das regras básicas de convivência, é a forma mais eficaz de garantir que gestores e colaboradores tenham uma boa relação.No decorrer da apostila veremos as principais atitudes e características que os profissionais devem possuir para se tornarem gestores de sucesso. |
Principais Atitudes e Comportamento de Bons Gestores
Hoje em dia,