Ética
Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que diferenciam no mercado de trabalho?
A ética é um dos temas que se destaca nos dias atuais, principalmente nas organizações. E departamento de recursos humanos é influenciado diretamente.
Nas empresas de hoje os recursos humanos tem passado por varias mudanças, a idéia de que o gestor de pessoas é responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores esta por fora, as funções do gestor de RH estão alem. Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades , conceitos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar todos comportamentos internos e potencializar o capital humano. Ética faz parte dessa nova estrutura, alguns dos desafios do RH é também, encontrar pessoas qualificadas e capacitadas, lidar com as pessoas, motivar as pessoas, espírito de liderança.
Um dos grandes desafios dos Gestores de pessoa e lidar com pessoas, porque não se trata apenas do individuo, nos deparamos com uma serie de conflitos, caráter, família, desejos, sonhos, frustrações e vários outros, e saber lidar com esta questão. É justamente no elemento humano que ética e seus princípios estão diretamente ligados.
A formação do caráter ético da individuo tem influência da família, as intuições de ensino e a sociedade. O que se pode fazer é tentar aperfeiçoar e melhorar os padrões éticos da organização e esse é um desafio do gestor ao recrutar colaboradores o gestor de pessoas.
2º Etapa
O que é Ética?
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios