Psicologia Do Desenvolvimento Ciclo Vital Unidade II
Unidade II
Nessa segunda Unidade, vamos estudar a passagem da primeira etapa para a segunda etapa da vida, desde a adolescência até o período adulto do desenvolvimento humano, finalizando com o envelhecimento e a morte.
5 O DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA
5.1 Desenvolvimento físico do adolescente de 12 a 18 anos
“(... O espelho...) Aquele era seu pior inimigo. O mais cruel, o mais cínico, o mais sem piedade. Um inimigo que falava a verdade”.
Revisão: Leandro/Tatiane - Diagramação: Fabio - 22/09/11 - 2ª Revisão: Tatiane - Diagramação: Jefferson - 29/09/11
A adolescência tem sido um tema de grande interesse na sociedade contemporânea. As características dessa fase, tanto biológicas quanto psicológicas, têm sido descritas em inúmeras obras e por diversos autores. Nesse sentido, é preciso fazer uma distinção entre a puberdade e a adolescência, como ponto de partida para o início dessa discussão, pois tais processos, embora intimamente ligados, não devem ser confundidos, porque não são exatamente simultâneos e em alguns aspectos chegam a ser completamente independentes.
Assim, primeiramente, é importante que se faça distinção entre puberdade e adolescência.
Puberdade está ligada às modificações biológicas que se passam nessa fase, assinaladas por dois tipos gerais de mudanças físicas: o primeiro é relativo ao aumento no peso, na altura, na gordura e nos músculos corporais e o segundo está ligado à maturação sexual e ao desenvolvimento das características sexuais secundárias (como pelos faciais e corporais e o crescimento dos seios nas meninas, entre outros). Um indício de amadurecimento sexual na puberdade para os meninos é a produção de espermatozoides vivos e para as meninas é a menarca, isso ocorre em termos médios por volta dos 12 aos 15 anos.
Nessa fase há o estirão do crescimento, os púberes podem crescer de 7 a 15 centímetros por ano e também ganhar muito peso rapidamente. Alguns indivíduos, inclusive, sentem muitas dores devido ao
crescimento