Realidade dos Surdos no Brasil hoje
Segundo Strobel, “Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-os com suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das 'almas' das comunidades surdas. Isso significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e hábitos do povo surdo.” (Strobel, 2008, p.24)
No entanto para entender a cultura surda e a realidade do sujeito surdo é necessário compreender que existem diferentes tipos e graus de surdez. Há que se desmitificar a concepção que se tem a respeito do surdo, para muitos só é considerado surdo o sujeito que possui anacusia bilateral e o mesmo só é visto pela sociedade como o portador de uma patologia médica, como deficiente e portanto um incapaz. As Diferentes Identidades Surdas:
Segundo a autora Gladis Perlin: “As diferentes identidades Surdas são bastante complexas, diversificadas. Isto pode ser constatado nesta divisão por identidades onde se tem ocasião para identificar outras muitas identidades Surdas, ex: Surdos filhos de pais Surdos; Surdos que não têm nenhum contato com Surdos, Surdos que nasceram na cidade ou que tiveram contato com a Língua de Sinais desde a infância e etc. A identidade Surda não é estável, está em continua mudança, portanto os Surdos não podem ser um grupo de identidade homogênea. Há que se respeitar as diferentes identidades."
Em todo caso, para a construção destas identidades impera sempre a identidade cultural, ou seja, a identidade Surda como ponto de partida para identificar as outras identidades Surdas. Esta identidade se caracteriza também como identidade política, pois está no centro das produções culturais.
Identidade Surda (identidade política)
Na maioria das vezes trata-se de uma identidade fortemente marcada pela política Surda. São mais presentes em Surdos que pertencem à comunidade Surda e apresentam características culturais