Psicologia das Multidões e formas de dominação sob o exemplo de Hitler na Alemanha nazista
Trabalho para avaliação referente a disciplina de Introdução à Psicologia Social, sob orientação das professora Tatiana Ramminger.
Psicologia das Multidões e formas de dominação sob o exemplo de Hitler na Alemanha nazista
Nathália da Silva Santos
01 de novembro de 2012.
Volta Redonda
Introdução
Este trabalho é uma dissertação baseada em suma sobre o livro ‘Psicologia das Multidoes’, de Gustave Le Bon. Minha proposta é dissertar acerca deste livro, relacionando com o exemplo do nazismo e história de Hitler, utilizando como apoio para isso os três tipo de dominação, de Max weber.
Começarei pela psicologia das multidões, com Le Bon.
Gustave Le Bon, (7 maio, 1841 – 13 de dezembro, 1931), foi um sociólogo, psicólogo social, e um físico amador francês.
“As multidões nunca estiveram sequiosas de verdades. Perante as evidências que lhes desagradam, afastam-se, preferindo deificar o erro, se o erro as seduz. Quem sabe iludi-las, facilmente as domina; quem tenta desiludi-las, torna-se vitima delas." Psicologia das Multidões - Gustav Le Bon”
1. A Multidão Psicológica de Le Bon:
Le Bon escreveu este livro numa época em que afirma ser critica, de crises, caótica e, de certa forma, incerta, porque ‘a sociedade que existe hoje passou por um processo, e a que pode vir existir passará por outras organizações, e ainda terão que contar com o poder das multidões. ’
O pensamento do homem passava por transformação, e os fatores fundamentais que serviram de base para esta transformação de pensamento da época foram dois: primeiro, a destruição das crenças religiosas, políticas e sociais, das quais derivam todos os elementos da nossa civilização; por segundo, a criações de condições de vida e de pensamento inteiramente novas, geradas pelas descobertas modernas da ciência e da indústria. O mundo passou por “fases” de poder; as crenças religiosas e políticas que permaneceram ate