Psicologia Da Religi O
“Ementa”
Abordar a religião e as experiências religiosas sob a perspectiva da Psicologia.
Conteúdo
1. Estudo Psicológico da Religião
2. Diálogo Psicológico e Religião.
3. Teorias Psicológicas Contemporâneas.
1. O Estudo Científico da Religião inclui a História, a Sociologia e a Psicologia da Religião.
A História da Religião pesquisa as culturas primitivas e as antiguidades sepultadas, a fim de procurar suas mais antigas formas e traçar, através dos séculos, o desenvolvimento da Religião.
A Sociologia da Religião investiga o lugar das crenças, no grupo vivente, e examina a interação dos fatores sociais, econômico e políticos, com valores religiosos.
A Psicologia da Religião encara a experiência humana em sua essência, para compreender o que a Religião significa para as pessoas. Relaciona-se com outros estudos científicos. Tanto a História quanto a Sociologia, empregam a Psicologia para interpretar significado das formas e atividades religiosas, porque elas poderiam, de outro modo, constituir apenas desinteressantes arquivos. A Psicologia da Religião vai aos cultos primitivos e as crenças históricas, a fim de conseguir dados para seu estudo.
Organização social, costumes e padrões culturais contribuem para a significação psicológica da religião.
2. Diálogo Psicologia e Religião.
A Psicologia da Religião é, estritamente falando, um desenvolvimento da Psicologia Geral, na direção do comportamento religioso a fim de compreender seu significado. Há outros ramos que também deriva dessa raiz, cada um em sua especialidade. A Psicologia Social estuda a significação das pessoas e seu papel, através de relações interpessoais, que são básicas no comportamento religioso. A Psicologia da Personalidade estuda as motivações dinâmicas das pessoas, como percebem e se esforçam para atingir alvos importantes, relacionados com o desenvolvimento religioso. A Psicologia Anormal (Psicopatologia) e Clínica, estuda os caminhos tortuosos pelos quais as pessoas