Psicologia da relegião
UNIMASTER
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA.
“PSICOLOGIA DA RELEGIÃO”
ALUNA: ADRIANA GOZZI RODRIGUES
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA RELEGIÃO.
PROFESSOR: JAAZIEL MARCELO
CAMPOS NOVOS PAULISTA
2011
ATIVIDADES AULA 1
1- A psicologia da religião é uma ciência relativamente jovem. O seu tema central é a vivência religiosa, suas causas e seus efeitos. Trata-se de um estudo fenomenológico, levando em considerações diversas manifestações de religiosidade. Utiliza-se de exemplos bíblicos para explicar diversas situações, pois existem profundas observações sobre a vida religiosa interior no Livro Sagrado, temas de psicologia religiosa podem ser dali extraído. Entretanto, apenas recentemente a investigação da vida interior religiosa tem sido feita de forma metódica, baseando-se na observação empírica.
De acordo com o texto acima, respondam quais são as contribuições que Psicologia da Religião pode oferecer para a formação de pensamento religioso dos dias atuais.
R: A psicologia da religião é um tema bastante abrangente e complexo, pois trata de questões relacionadas ao que há de mais íntimo no ser humano, sua vida psíquica e sua fé ou religiosidade. São questões muitas vezes difíceis de serem comprovadas cientificamente, a não ser pela observação de seus efeitos revelados no comportamento das pessoas. A psicologia da religião se interessa pelo estudo das funções psíquicas que intervêm na vida psíquica religiosa, como o sentimento, o desejo, à vontade, o pensamento e a representação mental ou imagem, e também pelos modos unitários de funcionamento das vivências religiosas e a atitude diante do sagrado, tal como aprece em múltiplas formas da atividade religiosa.
2- De acordo com esta aula, diferencia signo ou sinal de símbolo. Defina o que é simbolismo e qual sua importância para o nosso estudo.
R: O Signo ou sinal indica a presença de algo, sem revelar a natureza