DIONATHA
Idade Antiga
A Grécia foi o berço da civilização ocidental num período, denominado Cosmológico, pois a preocupação da época era entender e explicar o cosmo, o cosmo era composto de partes ou misturas de elementos simples. Para eles tudo o que era complexo era a unidade simples que era a fonte de mundos, das estrelas dos planetas, dos animais e dos homens.
A seguir serão analisados alguns filósofos do período pré-socratico.
Tales(640-548a.c) mileto foi o primeiro expoente do período cosmológico.Preocupado com o movimento e transformações de coisas, buscou um princípio único ou substância fundamental que permanece estável apesar de mudanças.
Heráclito(540-475a.c) de Éfeso também percebia a dificuldade de reduzir o mundo a um elemento simples. Onde o mundo estava em constante mudança. Dava mais ênfase ao processo, a dinâmica e não ao elemento estático.
Sua contribuição para psicologia foi muito importante no sentido de lembra sempre ao psicólogo, que ele não trabalha com processos mutáveis onde a variação é inevitável.
Pitagóras(570-496a.) de samos. O ser permanente que a filosofia buscava encontrava-se nos números; metáticos são intemporais e imóveis e expressam as relações fixas e numéricas das coisas, dentro de uma ordem ritimica. Assim a, essência permanente do mundo encontra-se nos princípios matemáticos. Procurava descobrir, a parti dai, a ordem permanente que regia o mundo.
Sustentava a existência de uma alma imortal, distinta do corpo, ao qual se encontra como uma prisão.
Anaxágoras(499-428a.c) de Clazômenos, também explica o universo. Não foi um elementista, mas admitia a existência de uma diversidade de elementos, as homeomerias ou sementes que traiam em si o germem das coisas, seriam mecânicas.
A sua contribuição para a psicologia moderna está no fato de ter dado atenção ao processos psicológicos, enquanto relatava as suas reflexões sobre o universo em quanto protestava contra o