Psicologia da educação e os paradigmas
Ciência normal é a atualização de um paradigma que de início, é uma promessa de sucesso que pode ser descobertas em exemplos selecionados e ainda incompletos. Atualização que se obtém aplicando-se o conhecimento daqueles fatos que o paradigma apresenta como relevantes, aumentando-se a correlação entre esses fatos e as predições do paradigma e articulando-se ainda mais o próprio paradigma.
3. Como se relaciona, segundo o texto, a psicologia e a educação?
Nenhuma das matrizes disciplinares da psicologia foi criada com o instuito de responder questões formuladas no terreno da educação em geral e, muito menos no campo específico da educação escolar. Piaget tinha o propósito de abordar o estudo do conhecimento através da epistemologia (teoria da ciência) de natureza biológica o se mostrou inviável, indo assim atrás da Psicologia, sua psicologia constitui um conjunto de teses formuladas para responder o poder de raciocínio do ser humano, mais amplamente, para explicar como nasce e evolui a competência do indivíduo parar apreender abstratamente o mundo que o cerca. 4. Foram as teses de Piaget transpostas para a educação por ele mesmo?
As formulações paradigmáticas de Piaget não foram transpostas, por ele mesmo, para a sala de aula; suas idéias permitiram-lhe distinguir entre diversas abordagens educacionais já existentes, tornando-se crítico dos métodos tradicionais de ensino e defensor da renovação educacional. Das teses piagetianas, surgiram diversas possibilidades de ação, que variam quanto ao modo de situar o valor dos conteúdos das matérias escolares, o papel do professor na sala de aula, os instrumentos de avaliação, enfim sobre todos os componentes da situação de ensino e aprendizagem.
5. Ao ler o texto , acredito que todo e qualquer método (paradigma) cientifico aplicada à Educação, tem como idéia usar a psicologia como aliada ao metodo de ensino, o que faz que cada educador adicione suas