Psicologia da educação na prática docente
Este trabalho de pesquisa partiu da análise do texto A Psicologia e a Formação de Professores: Ação e Reflexão a partir da percepção de professores em formação, de Mirian Raposo, seguida pela coleta de posicionamentos apresentados por profissionais da educação, com o objetivo de compreender a importância da disciplina Psicologia da Educação para os futuros docentes.
No intuito de melhor subsidiar as reflexões sobre o assunto, tomamos a liberdade de ampliar o número de perguntas constantes do roteiro proposto pela atividade, bem como o número de entrevistados.
O primeiro foco está relacionado à visão do docente acerca do papel da Psicologia da Educação na formação do professor pedagogo. O segundo foco refere-se às possibilidades e formas de emprego dos conhecimentos da Psicologia da Educação na prática diária do professor pedagogo. O terceiro, diz respeito à aplicação dos conceitos para a reconstrução da relação família-escola. Por fim, sabendo que a Psicologia da Educação como disciplina acadêmica leva à compreensão dos processos de desenvolvimento humano, buscou-se evidenciar a opinião dos profissionais da educação quanto a se dar atenção ao que acontece com os alunos fora e dentro escola.
Por meio de leituras feitas sobre o assunto, foi possível perceber a divergência de opiniões de estudiosos do tema quanto à contribuição da disciplina Psicologia nos cursos de Pedagogia. A Psicologia, por cuidar das questões relativas à aprendizagem e ao desenvolvimento humano e se constituir em importante fonte de conhecimento para os educadores carentes de compreender o fenômeno educativo, causou grande impacto sobre a educação, e tem mantido uma profunda relação com a prática educacional, apesar de nem sempre amistosa. Lima (1990) explica que “[...] esta relação nunca foi harmônica e caracterizou-se, na maior parte das vezes, por ser uma relação assimétrica, na qual a Psicologia tanto