Psicologia da educação 1
PRIMEIRA ATIVIDADE
ROBERTO CARLOS BERTOLOZO RA:1142200
RCBERTOLOZO73@GMAIL.COM
Centro Universitário Claretiano
Terceiro Semestre
BRIELAABRIELA DIAS PIRES FRANCOABRIELA DIAS PIRES FRANCO
História Medieval l
1
Objetivos:
Compreender e aprofundar os conteúdos estudados no 1º Ciclo de Aprendizagem a Distância, especialmente aqueles relacionados às escolas em Psicologia (Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo), bem como os conteúdos propostos no 2º Ciclo – behaviorismo/Neobehaviorismo, Gestalt, Psicanálise e Humanismo.
.
1) Para o Estruturalismo, a Psicologia pode ser entendida como o estudo dos elementos da consciência, assim os psicólogos deveriam analisar a mente humana com base em três elementos, sendo eles: estados de sensação, imagens e estados afetivos.
2) Para o funcionalismo, a consciência era compreendida com base em seu funcionamento, em função da adaptação ao meio. Essa escola da Psicologia surgiu no contexto da Revolução Industrial, do capitalismo e do pragmatismo existente na época.
3) Para o Associacionismo, a aprendizagem era interpretada em termos de conexões reais entre dois aspectos, sendo eles: estímulos e respostas. De acordo com essa escola psicológica, passou-se a acreditar em um conjunto causal de respostas, as quais seriam selecionadas por seus efeitos, de acordo com a Lei do efeito.
2
4) Para o Neobehaviorismo, o comportamento das pessoas localiza-se entre duas influências ambientais, são elas: antecedentes e consequentes. Sendo assim, o conceito mais relevante dessa abordagem à Psicologia é o conceito de reforço.
5) No Behaviorismo, o conceito de reforço positivo refere-se a oferecer algo desejável ao organismo e aumenta a probabilidade futura de resposta. O conceito de reforço negativo implica a retirada de algo indesejável ao organismo, aumentando, assim, a probabilidade futura de resposta.
6) O condicionamento clássico (do Behaviorismo) refere-se à aprendizagem de respostas emocionais e