thiago farias
A) Destaque do textovocábulos empregados poeticamente por Augusto dos Anjos que tradicionalmente seriam considerados antipoéticos.
R: Rutilância, Hipocondríaco, Carnificina, Carbono, Amoníaco, Epigênesis
B)Indique de que área do conhecimento humano provem esses vocábulos.
R: Cientifico , particularmente da química e da medicina
2. O poema pode ser dividido em duas partes: a primeira, que trata dopróprio eu lírico e a segunda que trata da morte.
A) Como o eu lírico encara a vida e a si mesmo nas duas primeiras estrofes?
R: Vê a vida e a si mesmo de forma pessimista, pois entende que ohomem e matéria, química e considera que tudo caminha para a destruição.
B) Com que infoque a morte e tratada, nas duas últimas estrofes?
R: A morte é considerada o destino final e fatal detoda forma de vida. Cabe ressaltar também a crueza do tratamento dado a morte representada pela imagem do verme a comer “sangue podre”
3. O poema e centrado no eu. Apesar disso, pode-se dizer quesuas ideias são universatilizantes? Justifique.
R: Embora o título contenha a palavra Psicologia, o poema detém-se a tratar, principalmente, da matéria das substâncias químicas que forma o eu,evitando maior introspecção. Apesar disso, é possível constatar, psicologicamente, o negativismo interior do eu lírico, que se considera “vencido” em virtude da fragilidade física do ser humano eda força implacável da morte, simbolizada no verme que, por fim, é o vencedor.
4. Indique ao menos uma característica naturalista e outras simbolistas presentes no texto.
R: Acaracterísticas naturalista do poema esta no cientificismo, a característica simbolista encontra-se na visão decadentista do eu lírico sobre a vida e na construção de imagens carregadas de