Psicologia da aprendizagem
Psicologia Jurídica
Curso: Direito
Profª. Flávia
Nomes:
Amanda Zamperini
Alexandra Cirilo
Camila Marques
Daniele Rodovalho
Eliete Jaculi
Jeniffer Coimbra
Mariana Di Donato
1º Semestre PQ
2013
Psicologia da Aprendizagem
[pic]
Introdução
Uma ciência que antigamente não era vista como profissão, mas, atualmente tem um papel muito importante para todos.
Tem como principal objetivo oportunizar o estudo e a compreensão dos processos de aprendizagem e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico, levando em conta o ser em desenvolvimento e a aprendizagem continuada.
Sobre aprendizagem; é uma característica da condição humana, todos estão aptos para a educação.
Desenvolvimento
Na vida humana a aprendizagem se inicia com o, ou até antes, do nascimento e se prolonga até a morte. Logo que a criança nasce, começa aprender a continua a fazê-lo durante toda a vida.
Quando se consideram todas as habilidades, os interesses, as atitudes, os conhecimentos e as informações adquiridas, dentro e fora da escola, e suas relações com a conduta, a personalidade e a maneira de viver, pode-se concluir que a aprendizagem acompanha toda a vida de cada pessoa.
A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver. Todas as atividades e realizações humanas exibem os resultados da aprendizagem. Quando se considera a vida em termos do povo, da comunidade ou do indivíduo, por todos os lados são encontrados os efeitos da aprendizagem.
Entretanto para a psicologia o conceito de aprendizagem não é tão simples assim, há diversas possibilidades de aprendizagem, vamos então conhecer 2 estudiosos e suas teorias;
• Emília Ferreiro com a teoria do Construtivismo • Vygotsky com a teoria do desenvolvimento intelectual