psicologia crise
Considerações Gerais
Crise e Psicologia
No campo da Psicologia, em particular da Psicologia do Desenvolvimento, o conceito de crise é explicado como toda a situação de mudança a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional. Corresponde a momentos da vida de uma pessoa ou de um grupo em que há ruptura na sua homeostase psíquica e perda ou mudança dos elementos estabilizadores habituais. Wikipédia
Crise e Adaptação
Uma crise é uma resposta a acontecimentos perigosos, e é experimentada como um estado doloroso. Conseqüentemente, tende a mobilizar reações poderosas, para ajudar o indivíduo no alívio do desconforto e no retorno ao estado de equilíbrio emocional existente antes de seu aparecimento. Se ocorre, a crise pode ser superada, mas, além disso, o indivíduo aprende a usar reações adaptativas.
A resolução da crise
Ademais, é possível que, ao resolver a crise, o paciente possa ficar em melhor estado de espírito, superior ao de antes do início das dificuldades psicológicas.
Se, por outro lado, o paciente usar reações mal-adaptativas, o estado doloroso será intensificado, a crise se aprofundará e ocorrerá uma deterioração regressiva, produzindo sintomas psiquiátricos.
O sintoma psiquiátrico como resultado
Estes sintomas, por sua vez, podem cristalizar-se em um padrão neurótico de comportamento que restringe a capacidade do paciente para funcionar livremente.
Ocasionalmente, entretanto, a situação não pode ser estabilizada; novas reações mal-adaptativas são introduzidas e as conseqüências podem ter proporções catastróficas, levando, às vezes, à psicose e a morte por suicídio claro ou encoberto.
Fases da crise
Uma crise é autolimitada, podendo durar de poucas horas a várias semanas.
A crise como tal, caracteriza-se por uma fase inicial, na qual a ansiedade e a tensão