Psicologia criativa
→1: o que é a criatividade?; A criatividade manifesta-se em todos os campos e todas pessoas podem ser criativas. Uma ideia, um pensamento são exemplos de criatividade.
→2: As fases da criatividade;
*A Primeira apreensão; que é o surgimento de uma ideia ou de um problema a ser resolvido.
*A Preparação; que consiste num trabalho sistemático de coleta de informações relacionadas à ideia original, ou seja, quanto mas ideia, quanto mais pensamentos melhor.
*A Incubação; que consiste na fase em que a pessoa deixa de lado as informações colhidas, dedica-se a outras atividades, parece esquecer seu trabalho. Ai é nessa fase de incubação que o inconsciente organiza ideias.
*A Iluminação; é o momento em que aparece a solução do problema. A ilmuninação resulta de um trabalho do inconsciente.
*A Verificação; é a fase preliminar da criatividade. o criador tenta dar uma forma final à inspiração. Muitas vezes, após o momento da iluminação, a etapa chamada verificação pode durar anos , pois o criador reavalia toda a teoria até dar um fim a criação. →3: os obstáculos à criatividade na escola; nos diz que muita exigência em cima do aluno faz com que ele não tenha sua própria criatividade, por isso é sempre bom e necessário deixar o aluno desenvolver suas fantasias, assim a criatividade fluirá constantemente.
# Educação criativa
A educação criativa estimula o educando a desenvolver sua criatividade, mas isso não depende só do individuo e sim de toda a escola e do próprio professor. A escola pode estimular a criatividade através de cinco processos:
1: A originalidade; que o professor estimula o aluno a manifestar suas próprias ideias a respeito de tal